Powered By Blogger

terça-feira, 8 de março de 2011

Frei Paulo: O adeus a Soares, o prefeito vaqueiro


                                                        Nesta segunda-feira, 07/03, uma multidão tomou as ruas e praças da cidade de Frei Paulo, Sergipe, para se despedir do ex-prefeito Manuel Soares de Souza (prefeito vaqueiro), o mais expressivo líder popular do município desde a sua emancipação política (1920).

Soares, 62 anos, faleceu às 10h15min neste domingo, 06/03, no hospital São Lucas onde estava internado há duas semanas lutando contra um câncer de fígado.

Seu corpo foi velado em dois momentos, primeiro, do meio da tarde do domingo até as primeiras horas da manhã de segunda-feira, na sede da fazenda Lameiro onde residia desde que deixou a prefeitura em 2000, posteriormente na sua residência na Praça São Paulo, as 06; 00 as 08h30min, onde recebeu as póstumas homenagens dos seus amigos, familiares e seguidores políticos.

Na matriz de São Paulo, com as presenças, do governador do estado Marcelo Deda, o vice- governador Jackson Barreto, o senador Eduardo Amorim, prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região, os padres Jose Antonio, Jose Bispo e Jadson da Silva Ramos, concelebraram uma emocionada missa de corpo presente para uma multidão que lotou o templo.

Ao final da celebração foi concedida a palavra ao governador que fez um pronunciamento tomado pela verdade, gratidão, reconhecimento, amizade e emoção.

As lágrimas do próprio governador e da multidão traduziam a dor que todos sentiam ao ver o vaqueiro partir.

Pelas ruas de Frei Paulo seguiu o cortejo silencioso, até o cemitério local, onde foram feitas as exéquias pelos três padres, concluindo as homenagens do povo ao seu líder. Oficialmente o município esta de luto, uma vez que o prefeito Jose Arinaldo Filho, determinou que fosse hasteado o pavilhão municipal a meio pau.

Na cidade o sentimento do povo é de orfandade, pois Soares era considerado, o" pai da pobreza".

Como lembrou o padre Jose Bispo em sua homilia não foi um prefeito de grandes obras de concreto na cidade, mas, construiu no coração do povo o sentimento de gratidão por sua generosa preocupação em servir e minimizar as dificuldades daqueles que lhe transformaram líder e lhe concederam o poder.

Em sua fala o governador Marcelo Deda destacou que o grande exemplo que Soares deixa para a família e o seu povo é o da palavra honrada, do destemor e coragem para lutar, como lutou pela vida sem perder jamais a esperança, mesmo sabendo da gravidade de sua enfermidade.

Ainda na igreja foi anunciado para sábado, 12/03 as17 horas a celebração da missa de sétimo dia.

Fonte:NBP

Nenhum comentário:

Postar um comentário